No último dia 15, a revista Forbes publicou o artigo “Mindfulness Management: How To Manage Teams Through A Meditative Lens”. A escrita permeia o mundo dos negócios e aborda os desafios encontrados pelos gerentes, executivos e CEOs para gerenciar suas equipes, lidar com expectativas, erros e novas contratações. No artigo, Jennifer Gore aponta que o gerenciamento de equipes é a prática que faz ou quebra uma empresa de sucesso. Assim, a prática de Mindfulness (Atenção Plena) nos negócios é apontada como uma alternativa para auxiliar neste importante aspecto através de uma lente meditativa.
Algumas dicas são apontadas no artigo:
  • Lugar de calma: A prática de Mindfulness pode proporcionar o reconhecimento e aceitação dos conteúdos que permeiam a mente, segundo o artigo. “Você pode tomar consciência dos seus pensamentos e emoções, mas deixá-los passar sem julgamento”. Desta forma, ao praticar você poderá cultivar o seu próprio lugar de calma. Gore complementa que uma vez que grupos de trabalho e equipes espelham as emoções e sentimentos de seus líderes, se o líder manifestar calma, eles tomarão nota e poderão ser estimulados a descobrir a calma também, como uma transferência de atitudes.
  • Aumento da atenção aos detalhes: Com a prática de Mindfulness podemos captar nuances e detalhes que poderiam passar despercebidos. A prática no contexto empresarial fornece uma constante no presente que ajuda os gerentes a identificar o que está acontecendo dentro e entre as equipes.
  • Saúde: A prática de Mindfulness com foco na respiração também é apontado como uma importante estratégia para promover saúde e energia. Gore destaca que, frequentemente, não tomamos consciência da respiração durante o trabalho – especialmente se for um trabalho estressante.
Ao final, Gore recomenda aos gerentes, executivos e CEOs que experimentem a prática de Mindfulness, tendo em vista o seu grande potencial. Para Gore, se estes executivos definirem uma força positiva, suas equipes, funcionários e clientes os seguirão naturalmente.
*Artigo de referência: Mindfulness Management: How To Manage Teams Through A Meditative Lens. Forbes, 15 de janeiro de 2019, publicado por Jennifer Gore. Link para acesso: https://www.forbes.com/sites/forbesnycouncil/2019/01/15/mindfulness-management-how-to-manage-teams-through-a-meditative-lens/#5f3d03cf69f5
Mariana Fernandes.
0 respostas

Deixe uma resposta

Want to join the discussion?
Feel free to contribute!

Deixe uma resposta